
Educação Social
Sou filho de um imigrante e de uma filha de imigrantes. Meu pai nasceu na Romênia e veio jovem para o Brasil; minha mãe nasceu em Santa Maria, filha de imigrantes da Polônia. Nasci em Porto Alegre, cresci no Bom Fim estudando no Colégio Israelita e frequentando os movimentos juvenis da Comunidade Judaica, bem como jogando basquete no Grêmio Esportivo Israelita. Fiz o Ensino Médio no Colégio Júlio de Castilhos e Parobé, colégios estaduais, e fui para a universidade fazer o curso de Física na UFRGS.
Minha vocação nunca foi ser cientista, mas sim ser professor e transformar vidas. Depois de viver alguns anos no exterior, em Israel e na Europa, comecei minha trajetória profissional no Colégio Nossa Senhora dos Anjos, em Gravataí, e no Colégio de Aplicação, da UFRGS. Depois comecei a dar aulas no Colégio Israelita, e em seguida, no Curso Mauá, o grande pré-vestibular de Porto Alegre na década de 70. Anos mais tarde fui membro do Conselho Técnico do Colégio Israelita. Em 1978 fui um dos fundadores do Curso Pré-Vestibular Unificado, que deu origem ao Grupo Unificado, que engloba também os colégios Leonardo da Vinci, Alfa, Beta e Gama, e os colégios Unificado. Trabalhei como diretor do Grupo Unificado até 2018, mas nunca cogitei me afastar da sala de aula, onde permaneço até hoje. Ser educador faz parte da minha essência.
Muito ligado ao esporte formei-me árbitro de futebol profissional e alguns anos depois fui membro da primeira Comissão de Arbitragem da Federação Gaúcha de Futebol. Ex-conselheiro do Sport Club Internacional, tenho participado há muitos anos de debates esportivos no rádio e na televisão, sempre defendendo a ideia de convivência e de respeito aos rivais, que são adversários, mas não inimigos. A mesma postura sempre adotei quando participei de debates na mídia representando a Federação Israelita, especialmente em pautas sobre o Oriente Médio, onde sempre fui claro na defesa da paz e da coexistência.
Apaixonado por comunicação e convencido da importância da mídia na formação e educação das pessoas, trabalhei como apresentador de programas exclusivos sobre educação, nas rádios Guaíba e Gaúcha, bem como na TVE, a nossa TV Educativa. Como diretor do Unificado fui um dos idealizadores do “Unificado Sempre Amigo”, braço assistencial e que engajava centenas de jovens no voluntariado de cuidado aos necessitados. Foi o “Unificado Sempre Amigo” que levou a tarefa especial aos Jogos de Primavera do Unificado, competição realizada anualmente e que passou a reunir e arrecadar muitas toneladas de alimentos para doação, além de conseguir centenas de doadores de sangue. Também me orgulho muito de ter sido um dos idealizadores do programa “Criança Colorada” que já levou milhares de crianças aos estádios de futebol.
Além de continuar dando aulas no Unificado e nos grupos de Física, atuo como professor voluntário do pré-vestibular KiLomba, na Lomba do Pinheiro, que atende alunos carentes da região.
Alguns anos atrás fui homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre, com o “Prêmio Tereza Noronha” de Educação, o que muito me orgulhou. Mas o meu maior orgulho mesmo é que em cada esquina de Porto Alegre, a cada jogo no estádio, em cada celebração da Comunidade Judaica, reencontro alunos e ex-alunos, muitas vezes membros da mesma família, sempre com um abraço caloroso e uma história para lembrar. Neste caso, sinto que os ensinamentos passaram de geração em geração de uma família e que o trabalho de todos esses anos não foi em vão.
-
professor enio kaufmann vereador
-
-
campanha a vereador eleições 2024
-
-
campanha a vereador de Porto Alegre



